terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Campo Semântico de...

Sonho:

1- Ontem, tive um sonho interessante.
                            (imagem ou ideia que aparece durante o sonho)-denotativo/real

2- Vi um homem de sonho.
                               (algo bonito e espectacular)

3- Comi um sonho.
                    (um bolo,uma sobremesa)

4- Eu tenho um sonho...
                        (ambição e objectivo)

5-Parece um sonho!
                     (algo inacreditável que acontece)


Coração:

1- Fui fazer um exame ao coração.
                                       (órgão vital)

2- Tenho um coração do tamanho do mundo./Tenho um coração de pedra.
                    (ser bom e meigo)                                      (não ter sentimentos)

3- Tenho o coração nas mãos.
                  (estar aflito e angustiado)

4- Tenho o coração na boca.
                  (ser sentimental, gostar de dizer palavras calorosas)

5- Não tem coração.
                   (crueldade)

6- Tenho o coração partido.
                  (tristeza e desilusão)

7- Vou passear no coração da cidade.
                             (centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário